Você Sabia? - Curiosidades gerais sobre as medusas


Aqui na Terra, as medusas são utilizadas em pesquisas de farmacologia marinha. Elas produzem uma fotoproteína que, ao entrar em contato com o cálcio, fica luminosa. Assim, procura-se descobrir o papel do cálcio em contrações musculares.

Elas se locomovem através de um sistema de propulsão a jato. Quando contraem os músculos da borda do corpo, expulsam um forte jato de água que as impulsiona para a frente.

No oceano Índico e Pacífico vivem medusas chamadas vespas-do-mar, que possuem veneno capaz de matar um homem. Nas águas brasileiras, as espécies mais comuns pertencem ao gênero Rhizostoma e não são tão perigosas para o ser humano.

Fonte: http://poriferosecnidarios.no.comunidades.net/index.php?pagina=galeria

Você Sabia? - Cnidários


Existem medusas que podem medir de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento.


As medusas comem bastante. A Aurelia, por exemplo, uma medusa que é comum em todo mundo, mede cerca de 25 centímetros de diâmetro e é capaz de matar dez filhotes de salmão por hora.

Você Sabia? - Deslocamento dos cnidários

Alguns pólipos são fixos (sem movimentos); porém outros, como a hidra, que se desloca por cambalhotas!

A hidra é capaz de caminhar pelo substrato. Para isso, ela se utiliza dos tentáculos e da sua base, num mecanismo conhecido como "mede palmos": prende a base, distende o corpo e, a seguir, prende os tentáculos no substrato. Depois, solta a base e fica presa pelos tentáculos. Novamente, fixa a base e solta os tentáculos. A mobilidade apresentada pela hidra sugere a existência de um grau de organização mais complexo que o existente nas esponjas. A locomoção envolve a necessidade de células contráteis, de natureza muscular e uma coordenação, representada por células nervosas. Esses dois tipos de células estão presentes na hidra, e em todos os representantes deste filo.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-cnidaria/filo-cnidaria-5.php

http://www.colegioweb.com.br/biologia/hidra-verde

Você Sabia? - Esponja Comercial



A título de curiosidade, a esponja comercial, usada no banho, é o esqueleto flexível (espongina) de uma esponja marinha com todas as partes vivas retiradas. Em algumas espécies, mais evoluídas, as espículas estendem-se para fora da superfície do corpo produzindo uma aparência cerdosa. Seu epitélio externo, formado por células finas e chatas, pode secretar substâncias químicas irritantes (peçonha) para a pele humana.

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/biologia/a-importancia-para-o-homem Visitado em 19/05/2010 às 15:48

Bem-vindo ao Curioso Mundo da Biologia!



Olá a todos! Aqui é a Equipe do Curioso Mundo da Biologia. Este blog terá foco no reino animal, mais especificamente em 5 Filos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Asquelmintos e Anelídeos. Buscamos manter o blog atualizado com as melhores e verdadeiras curiosidades sobre esses animais, com referências sempre sobre o que postamos.
A Equipe é composta por doze pessoas: Ana Beatriz Delgado, Carolina Abreu, Eduardo Hauaji, Isadora Corrêa, Jacqueline de Paula, Luana Farah, Maria Luiza Proetti, Nathalia Conceição, Renata Faria, Ryane Nascimento, Tainá Dias e Thiago Graber.
Contamos com sua máxima interação para podermos fazer um ótimo blog. Comentem, sugiram, ajam!

E por favor, fiquem atentos quanto atualizações diárias, pois postaremos aqui o que será de fundamental importância para a construção de avaliações.

Obrigado,
Equipe.